Você está em: Home > Artigos > ENTENDENDO A TÁBUA DE MARÉS
ARTIGOS
IMPRIMIRE-MAILVOLTAR

ENTENDENDO A TÁBUA DE MARÉS

Fonte: http://unidasmoura.blogspot.com/2007/11/tabuas-de-mares.html


Olha aí um texto que explica direitinho:



Para que possamos entender e interpretar a Tábua de Marés, inicialmente vamos entender o que vem a ser a expressão Nível de Redução (NR). É na realidade uma média de marés baixas observadas durante um certo período. Pode ser também definido como um nível tão baixo que a maré, em situações normais, não fique abaixo dele. Cada porto ou região tem a sua média de Nível de Redução, atualizado constantemente através de marégrafos.



Nas Tábuas de Marés, a média dos Níveis de Redução é chamado de maré 0.0 (zero). Toda maré baixa prevista para abaixo deste nível é chamada de maré negativa e só ocorre em raras ocasiões em algumas regiões.



A previsão de marés existentes na publicação Tábuas de Marés poderão ser alteradas, em casos raros principalmente na região sul, em decorrência de fortes ventos.



O horário previsto na Tábua de Marés é o horário do fuso internacional daquela região. Portanto, se a sua cidade litorânea adota o chamado “horário de verão”, você precisa acrescentar uma hora ao horário existente nas Tábuas de Marés.



Vejamos a seguir como aparece uma previsão de maré nas Tábuas de Marés e em todos os jornais, para um dia qualquer, para que você possa entender sua previsão:



HORA MARÉ SIGNIFICADO

03:44 1.2 Estofo da preamar (maré alta) – a maré está 1,2m acima da média do Nível de Redução – vai começar a vazar



08:55 0.1 Estofo da baixamar (maré baixa) – a maré está 10cm acima da média do Nível de Redução – vazou 1,1m desde o último estofo da preamar - vai começar a encher



14:21 1.4 Estofo da preamar – está 1,4m acima da média do nível de redução – subiu 1,3m desde o último estofo da baixamar -Vai começar a vazar



20:43 0.2 Estofo da baixamar – está 20cm acima da média do nível de redução – baixou 1,2m desde o último estofo da preamar - Deve começar a encher.



Você viu anteriormente que amplitude de maré é a diferença entre os níveis de preamar e baixamar. Observando a tabela anterior, pode-se concluir que a amplitude de maré entre 03:44 h e 08:55 h da manhã foi de 1.1m, pois às 03:44 da manhã a maré estava em 1.2 e às 08:55 estava em 0.1. Logo, conclui-se que neste período ela baixou 1m e 10cm, ou seja, a amplitude de maré neste período foi de 1.10m.



Simples, não?



Para saber a tábua de maré na sua região acesse o site
www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/index.htm e procure o local mais próximo de onde você quer saber.



Ronaldo Silva


17/03/2010 - 13:42